Dicas e Cuidados para sua Voz no Inverno
O inverno está chegando, mas os dias frios já estão aí. Aliado à baixa das temperaturas, o tempo seco também contribui para o aumento das alergias, gripes e resfriados. Nessa hora, surgem alguns incômodos na garganta, como tosse, dores e rouquidão. “O frio pode afetar a voz e por isso devemos ter alguns cuidados com as pregas vocais”, conta a fonoaudióloga Rosangela Ferreira Machado, da Clínica São Lucas. Para esta época fria, a especialista dá a dica de respirar pelo nariz. “O nariz é o órgão preparado para aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai para os pulmões, pois o inverno é seco e por isso devemos enfatizar a respiração correta”, explica Rosangela.
Outra dica da médica é relativo a comidas e bebidas bem quentes. Apesar de serem bem agradáveis no frio, o hábito pode danificar a mucosa da boca e a laringe. Ela destaca ainda que os alimentos ricos em lactose também são prejudiciais, já que são muito densos e demoram para desgrudar das paredes da garganta
O inverno é uma época muito suscetível às gripes e resfriados, que também contribuem para intensificar os sintomas que detonam a voz. Para quem já estiver doente, a dica de Rosangela é procurar um médico. “Se o problema com a voz persistir, procure um otorrinolaringologista”, sugere.
É bom evitar tosses, pigarras e qualquer contato com pós e poeiras, pois elas podem piorar a situação. “A melhor solução é se hidratar, pois evita a rouquidão, cansaço ao falar e até mesmo sensação de algo parado na região do pescoço. Ao tomar um líquido mais gelado, deixe-o parado na boca por alguns instantes para que fique na temperatura interna do corpo”, indica Rosangela.